Contracorriente

Contracorrente 3:

VIVER A ÉTICA DE JESUS

Introdução (leer en español)

Seguir a Jesus exige ir contra a corrente dominante (o mainstream). Significa não nos acomodar às expectativas socioculturais e modos de vida que diluem ou domesticam o evangelho da vida; é um despertar da imaginação e um compromisso com a busca comunitária do Reino de Deus e sua justiça.

“Contracorrentes - Viver a ética de Jesus” é um curso que confronta os valores vigentes em nossa sociedade com aqueles que Jesus encarna e nos ensina. Durante oito semanas, exploraremos como a ética de Jesus é vista, desde a nossa hermenêutica, na família, na vida eclesial, no trabalho e na vida social, para que possamos segui-lo com mais fidelidade.

Objetivos

No final do curso os estudantes serão capazes de:

  • Desenvolver uma perspectiva comunitária, contextual e bíblica sobre o discipulado como imitação ou seguir a Jesus em seu seguimento.
  • Fortalecer sua compreensão das exigências éticas do Evangelho do reinado de
  • Assumir compromissos éticos coerentes e concretos na vida familiar, eclesial, laboral e social.

Conteúdo

O curso online tem a duração de oito semanas e está dividido com os seguintes temas:

  1. Jesus e a nova família (Reconfiguração da família, núcleos familiares fechados ou prejudiciais, violência doméstica, saúde mental);
  2. Jesus e as mulheres na família e na sociedade;
  3. Jesus e a nova sociedade (pacificadores no meio da polarização (unidade da Igreja pela unidade da Trindade, uma nova humanidade plural; coexistência de Levi com Simão);
  4. Jesus e o uso do poder na sociedade;
  5. Jesus e dinheiro (ambição, consumismo, etc);
  6. Jesus e o mercado de trabalho (Integridade, saúde mental);
  7. Jesus e a igreja pós-pandemia (como ser uma igreja após a pandemia (igreja sem encontro presenciais: como ser uma igreja além da reunião física, quais são os valores que determinam o encontro ou não, tentação de parar de congregar e conectar-se antes com grandes igrejas de forma virtual X encarnação);
  8. Jesus e as diferenças (convivência em meio às diferenças, comunicação não violenta sobre questões que podem gerar conflitos como o aborto e a homossexualidade).

Método

O Contracorrente incorpora de forma inovadora diferentes modalidades de aprendizagem, como conversação em grupo, jogos em grupo, leitura individual e em grupo de autores reconhecidos por sua liderança servidora e videoconferências abertas.

O curso acontece em pequenos grupos virtuais que interagem entre si para o aprendizado da comunidade e são moderados por um(a) facilitador(a). Cada aluno tem algo a compartilhar em uma dinâmica de confiança e liberdade, seguindo o guia de estudos. Sem a sua contribuição, a capacidade de compreensão e de resposta para uma situação ou ao chamado de Deus, fica empobrecida.

O papel do(a) facilitador(a) é principalmente garantir que os passos do guia da estudo/reunião sejam seguidas e que cada participante tenha a oportunidade de contribuir para a conversa. O(a) facilitador(a) não é o detentor da “cadeira” teológica ou temática dos conteúdos, mas sim um participante ativo junto do grupo e, portanto, um(a) mediador(a) do diálogo dessa comunidade de aprendizagem mútua.

 

Ingredientes

Cada semana de Contracorrente inclui:

  • Um vídeo introdutório que orienta a reunião;
  • Um guia de estudo ao qual cada participante terá acesso em formato PDF para imprimir ou o seu acesso digital no site do curso.

 

Pra quem é o curso?

O Contracorrente é voltado para indivíduos, equipes de liderança ou comunidades de estudo e trabalho que buscam integrar a fé às questões da vida cotidiana. Para usufruir plenamente do curso, é necessário apenas o ensino médio.

Com perguntas ou dúvidas, escreva para: erica.oliveira@ibab.com.br


 

Rede de Parceiros